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Artigos em Revistas Científicas

Chaves analíticas para a compreensão do projeto educacional da nova direita: Estratégias essenciais e particularidades brasileiras. 

YANNOULAS, Silvia C. Chaves analíticas para a compreensão do projeto educacional da nova direita: Estratégias essenciais e particularidades brasileiras. Revista Educación, Política Y Sociedad, 9(1), 8–41, 2024. Texto Disponível

 

Las trabajadoras sociales en las escuelas del Distrito Federal/ Brasil en cuestión

SOARES, Milena Lins Fernandes; YANNOULAS, Silvia Cristina. Las trabajadoras sociales en las escuelas del Distrito Federal/ Brasil en cuestión. Debate Publico, Año 13 - Nro. 25, p 49-60, 2023. Texto Disponível

 

 

Educação Domiciliar como Escolha Política, Moral e Mercadológica da Nova Direita no Brasil.

ALENCAR, Lídia C.; YANNOULAS, Silvia C. Educação Domiciliar como Escolha Política, Moral e Mercadológica da Nova Direita no Brasil. Revista Educación, Política Y Sociedad7(2), 103–128. 30 jun. 2022. Texto Disponível

 

 

Quatro décadas de políticas de educação básica e sua relação com a pobreza e a desigualdade social

GARCIA, Aldir V.; YANNOULAS, Silvia C. Quatro décadas de política de educação básica e sua relação com a pobreza e desigualdade social. Revista Políticas Educacionais: Em Aberto (1981-2021), Brasília, v. 35, n.133. p. 164-187, 30 mai. 2022. Texto Disponível

 

 

Vidas, “trelas” e falas de mães de “micro” – um estudo etnográfico em linguagem acessível

YANNOULAS, Silvia C. Vidas, -trelas- e falas de mães de -micro- - um estudo etnográfico em linguagem acessível. REVISTA SOCIEDADE E ESTADO. , v.36, p.791 - 796, 2021. Texto Disponível

 

 

A Segregação Socioeducacional no Distrito Federal do Brasil

CABRAL, Elaine de. YANNOULAS, Silvia C. A Segregação Socioeducacional no Distrito Federal do Brasil. Revista Brasileira de Educação. v. 26. p. 1-26. 2021. Texto disponível

 

 

Propuestas político-pedagógicas neoconservadoras: Falacias de la “ideología de género” y del movimiento “escuela sin partido”

AFONSO, Sophia; PINELLI, Lais; YANNOULAS, Silvia. Propuestas político-pedagógicas neoconservadoras: Falacias de la “ideología de género” y del movimiento “escuela sin partido”. Debate Público. Año 11 - Nro. 21. p.66-81. Texto disponível

 

Trabalho docente, feminização e pandemia

ARAUJO, Sâmara Carla Lopes Guerra, YANNOULAS, Silvia Cristina. Trabalho docente, feminização e pandemia. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 30, p. 754-771, set./dez. 2020 Texto disponível

 

 

Roda de conversa sobre redes e cooperação acadêmica internacional

YANNOULAS, Silvia C.; AFONSO, Sophia C. Resenha: Roda de conversa sobre redes e cooperação acadêmica internacional. SER SOCIAL (UNB). , v.22, p.455 - 461, 2020. Texto Disponível

 

 

Interfaces entre os princípios pedagógicos da Política Nacional de Educação Permanente do SUAS e as ideias de Paulo Freire.

PINELLI, Laís Vieira; ALBUQUERQUE, Miriam de Souza Leão. Interfaces entre os princípios
pedagógicos da Política Nacional de Educação Permanente do SUAS e as ideias de Paulo Freire.
Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 22-33, jan./abr. 2020. Texto disponível

 

 

Política Educacional y Pobreza en Brasília: Un análisis crítico del Plan Distrital de Educación. Cuestión Urbana.

PINELLI, Laís V.; YANNOULAS, Silvia Cristina. Política Educacional y Pobreza en Brasília: Un análisis crítico del Plan Distrital de Educación. Cuestión Urbana. , v.3, p.33 - 46, 2019. Texto disponível

 

 

Os Tetos e as Paredes de Vidro na Administração Pública Federal Brasileira (1995 - 2017)

XAVIER, Elaine M.; YANNOULAS, Silvia Cristina. Os Tetos e as Paredes de Vidro na Administração Pública Federal Brasileira (1995 - 2017). Revista da ABET (online). , v.18, p.276 - 299, 2019. Texto disponível

 

 

El Género de la Gestión Pública Federal Brasileña: Mujeres en las carreras de la gestión gubernamental (1995-2017)

XAVIER, Elaine M.; YANNOULAS, Silvia C. El Género de la Gestión Pública Federal Brasileña: Mujeres en las carreras de la gestión gubernamental (1995-2017). Zona Franca. , v.27, p.218 - 239, 2019. Texto disponível

 

 

Educação e trabalho no Brasil: a perspectiva defendida pelo capital para a formação dos trabalhadores

HILLESHEIM, Jaime; GARCIA, Adir Valdemar. Educação e trabalho no Brasil: a perspectiva defendida pelo capital para a formação dos trabalhadores.  Katálysis, Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 479-490, set./dez. 2019. ISSN 1982-0259. Texto disponível

 

 

 

Lutas sociais e educação: os (des)caminhos dos Projetos Político-Pedagógicos

GARCIA, Adir V.; HILLESHEIM, Jaime; KRUGER, Tânia R. Lutas sociais e educação: os (des)caminhos dos Projetos Político-Pedagógicos. Ser Social, Brasília, v. 20, n. 43, p. 290-309, jul./dez. 2018. Texto disponível

 

 

As formas de provimento do cargo de direção das escolas municipais e os desafios aos PNE: uma análise a partir da MUNIC e da ESTADIC (2014)

LIMA, Márcio Alexandre Barbosa; SANTOS, Robson dos. As formas de provimento do cargo de direção das escolas municipais e os desafios aos PNE: uma análise a partir da MUNIC e da ESTADIC (2014).  Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais – Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 2018.

Texto disponível

 

 

Jovens e Adultos com baixa escolaridade, oferta de EJA e as desigualdades nas chances de conclusão do Ensino Fundamental e Médio

SANTOS, Robson dos. Jovens e Adultos com baixa escolaridade, oferta de EJA e as desigualdades nas chances de conclusão do Ensino Fundamental e Médio. Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais – Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 2018.

Texto disponível

 

 

Feminização do mercado de trabalho e política social: análise a partir da mineração.

CARRILHO, Anabelle; RODRIGUES, Marlene T. Feminização do mercado de trabalho e política social: análise a partir da mineração. Revista Caderno Espaço Feminino do Núcleo de Estudos de Gênero e Pesquisa sobre a Mulher, p. 193-210, 2017. Texto disponível

 

 

 

A Transversalidade e os Planos Plurianuais: A História Contada por Três Ciclos de Elaboração e Gestão do Plano Federal.

RODRIGUES, Júlia Alves Marinho; XAVIER, Elaine de Melo. A Transversalidade e os Planos Plurianuais: A História Contada por Três Ciclos de Elaboração e Gestão do Plano Federal. Revista Brasileira de Administração Política / Escola Administração da Universidade Federal da Bahia. Vol.10, n.2 (out. 2017)- . - Salvador: EAUFBA, 2017, pp. 83-105. Texto disponível
 
 

Necessidades Práticas das Mulheres x Interesses Estratégicos Feministas (de Gênero): Revisitando a polêmica

YANNOULAS, Silvia Cristina; SILVA, Ismália A. Necessidades Práticas das Mulheres x Interesses Estratégicos Feministas. Revista Feminismos, v. 5, n. 2 e 3, p. 25-39, 2017.

Texto disponível